Impacto Social/ Voltar
Banheiros mudam vidas
O acesso ao saneamento é uma condição básica que impacta, de forma direta, a educação, a saúde e a vida das pessoas. No Brasil, #MetadeDeNós não tem acesso ao saneamento básico próprio e adequado. Nossa marca Neve decidiu abraçar a causa e atuar de forma positiva para melhorar as condições de higiene e saúde no país por meio do saneamento básico.
O programa Banheiros Mudam Vidas foi lançado por Neve em 2016 e atua por meio de duas iniciativas principais: a parceria com o UNICEF, na região da Amazônia Legal, e o desenvolvimento de uma solução de banheiro inovadora para localidades onde não existe esgotamento sanitário ou abastecimento de água.
A contribuição financeira de Neve ao UNICEF ajuda a melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes que vivem na Amazônia legal, região onde a falta de saneamento básico agrava ainda mais o quadro de extremas vulnerabilidades.
O apoio fortalece as iniciativas do “Selo UNICEF” que mobiliza 600 municípios da região Amazônica, sendo 300 impactados pela parceria com a Kimberly-Clark, para que realizem diagnósticos em saneamento, participem dos treinamentos sobre o tema e o tornem uma prioridade das políticas públicas locais.
Já a segunda iniciativa – o desenvolvimento do banheiro sustentável – foi proporcionar uma boa experiência de higiene pessoal para quem nunca teve acesso, conscientizando sobre a importância do banheiro para uma melhor higiene, saúde e bem-estar.
Neve recrutou um time multidisciplinar composto por 8 jovens e lançou o desafio: desenvolver uma solução que ajudasse a lidar com a falta de saneamento básico em uma das regiões com o pior índice do país, a cidade de Milagres, no Maranhão.
Com a orientação de mentores especializados em inovação, permacultura e bioconstrução, engenharia ambiental e mobilização comunitária, em conjunto com as pessoas da comunidade maranhense de Patos – povoado pertencente a Milagres – foram construídos 13 banheiros que independem de esgotamento sanitário e abastecimento de água para funcionar.
A solução de baixo custo é ambientalmente correta e construída com materiais acessíveis e locais, como afirma o líder comunitário Chaguinha: “A gente fez os banheiros pensando na comunidade e no que seria possível reaproveitar daqui”.
O programa ajuda também a sensibilizar e engajar consumidores sobre a problemática do saneamento básico no Brasil. Em parceria com o varejo, mais de 380 pontos de vendas disponibilizaram espaço adicional para comunicação da campanha e milhares de pessoas foram impactadas.
O investimento social que realizamos na Fundação Projeto Pescar proporciona formação social e profissional de jovens de baixa renda...
Leia a históriaAo semear sementes de aprendizado e autonomia, o resultado são colheitas cada vez maiores e com alta qualidade...
Leia a história